1ª eco-convenção carbono neutro da l’oréal brasil: ações de sustentabilidade foram o foco na organização do maior evento interno da empresa

Reforçando a responsabilidade social empresarial da L’Oréal Brasil em atuar contra as mudanças climáticas, e alinhado com o Sharing Beauty With All, o compromisso com a sustentabilidade do Grupo, foi realizada entre os dias 3 a 5 de fevereiro a primeira eco-convenção da Companhia. O evento, que reuniu todas as divisões da empresa na Costa do Sauípe (BA), foi o primeiro a combinar não apenas múltiplas ações sustentáveis, como a redução de desperdícios e reaproveitamento de materiais das convenções, mas também a compensação de 100% do CO2 emitido por meio do plantio de 400 mudas de macaúba para o reflorestamento da mata atlântica.

“Com esse evento, mostramos mais uma vez que sustentabilidade faz parte da nossa rotina. A eco-convenção não é só uma iniciativa sustentável, ela é uma ação que se integra dentro de uma visão maior de ativismo contra mudanças climáticas, que é um dos três focos estratégicos da L’Oréal em termos de sustentabilidade junto com protagonismo social e transformação da cadeia de valor. Seja através da criação ou produção de produtos, eventos ou merchandising, estamos mostrando na prática que somos coerentes e queremos agregar valor com as nossas ações”, declara Maya Colombani, Diretora de Sustentabilidade. 

Parceria entre os times de Eventos, Compras e Sustentabilidade foi responsável pela organização do evento

Para que a proposta de fazer uma convenção 2020 mais sustentável saísse do papel, os times de Eventos, Compras e Sustentabilidade trabalharam juntos em busca de parceiros eco-responsáveis. “O hotel, por exemplo, foi escolhido por alguns motivos, como a capacidade de atender todas as divisões simultaneamente; e também por trabalhar com diversas frentes sustentáveis, como o uso de produtos biodegradáveis para higienizar os enxovais, a parceria com uma cooperativa de reciclagem para coletar os resíduos do local, além da parceria com o Projeto Tamar para diminuir a ameaça do trânsito de veículos nas praias de desova das tartarugas”, explicou Ana Cabral, Gerente de Eventos L’Oréal Produtos de Grande Público.

De acordo com Aline Queiroz, Diretora de Compras, a inclusão do compromisso sustentável nos eventos da L’Oréal Brasil teve início em 2018 e, desde então, foram estabelecidas as prioridades e melhores formas de implementá-las. “Agora temos como regra colocar em cada especificação técnica aos fornecedores a inclusão de iniciativas sustentáveis. Para esta convenção, começamos a trabalhar em setembro do ano passado e, durante esse tempo, tivemos também muitas sugestões dos próprios fornecedores”, explicou. Segundo ela, a meta é não somente manter o formato eco-responsável para as próximas convenções, mas também para os demais eventos da L’Oréal Brasil. “Em 2020 teremos uma pegada socioambiental para 100% dos eventos”, completou.

Ações de sustentabilidade do evento reforçaram o papel dos Colaboradores como agentes ativos contra as mudanças climáticas

Na Convenção 2020, a mudança cultural que o compromisso de sustentabilidade Sharing Beauty With All vem produzindo na Companhia pode ser percebida em cada detalhe: durante a programação, não foram disponibilizados copos descartáveis, camisas ou impressões personalizadas para o evento, diminuindo assim o impacto ambiental causado pela confecção desses materiais. “Nos preocupamos muito na redução de lixo durante o evento, e uma das frentes para que isso acontecesse foi a não impressão de papel para comunicação, substituindo pelo aplicativo”, explicou Ana Cabral.

De acordo com Maya, a intenção foi propor uma reflexão sobre desperdícios desnecessários no evento. “Para criar cada camiseta personalizada, por exemplo, são mais de 2.700 litros de água perdidos, por isso, optamos por não fazê-las. Reduzimos também o uso do copo de plástico e garantimos que todo resíduo da convenção fosse reciclado”, destacou a Diretora de Sustentabilidade. 

Ainda segundo Ana Cabral, essas mudanças foram recebidas com entusiasmo pelos Colaboradores, que reconheceram o esforço dos times em realizar a convenção com a proposta sustentável, alinhada ao Sharing Beauty With All. “Recebemos muitos feedbacks positivos e entendemos que começamos uma grande mudança de mindset de todos. Atingimos um público de 1.500 participantes, fora todos os fornecedores envolvidos e que também foram impactados com as nossas ações sustentáveis”, celebrou.

Reflorestamento da Mata Atlântica garante a plena neutralização do carbono emitido durante a Convenção

Além das medidas sustentáveis durante as programações do evento, outro marco da primeira eco-convenção da L’Oréal Brasil foi a neutralização para a descarbonização. Para compensar 100% da emissão de CO2 feita tanto durante a convenção, quanto nas viagens dos Colaboradores, serão plantadas nos próximos meses 400 mudas de macaúba, uma espécie nativa dos Biomas brasileiros que vem sendo domesticada nos últimos 10 anos por várias instituições de pesquisa. 

“Esse trabalho não foi só na eco-convenção. É uma reflexão muito mais profunda sobre regeneração da biodiversidade e também sobre as mudanças climáticas. A ideia é que a eco-convenção seja o nosso novo normal, como fizemos com o eco-design. Queremos que isso se torne uma regra”, finalizou Maya Colombani.