L’Oréal reúne os top 100 fornecedores para engajá-los sobre o combate às mudanças climáticas no evento “spread the green vibes”

No ano chave para o Sharing Beauty With All, o compromisso com a sustentabilidade do Grupo, a L’Oréal reuniu cerca de 100 parceiros estratégicos para a terceira edição mundial do Spread the Green Vibes. O evento, que aconteceu no dia 12 de fevereiro no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, é um movimento global promovido pela Companhia e, neste ano, teve como objetivo engajar nossos fornecedores a refletirem sobre as mudanças climáticas, buscando alternativas de baixa emissão de carbono. Além disso, foi reforçado a importância de incentivar uma economia circular dentro do negócio, e também de desenvolver o protagonismo social através da inclusão das comunidades locais.

“Como líder mundial no mercado de beleza, é nosso dever trazer soluções que permitam reinventar o negócio, respeitando o meio ambiente e incluindo as pessoas. Nosso objetivo é conectar parceiros, gerando ideias e oportunidades para juntos influenciarmos positivamente a cadeia de valor em direção a um crescimento cada vez mais sustentável. O sucesso de nossas metas depende do comprometimento de todos”, enfatizou An Verhulst-Santos, Presidente L’Oréal Brasil, em seu discurso de abertura.

Temas escolhidos para as palestras focam emmudança climática e transformação do negócio em uma economia de baixo carbono

Para o evento, foram convidados alguns parceiros nas categorias de transporte, matérias primas e embalagens, como Gol, DHL, Movida, Brasalpla, Oxiteno, Fareva, Engie, Firmenich e Beraca. Durante a programação, marcaram presença nomes importantes como Lauro Marins, Diretor-Executivo da CDP (Carbon Disclosure Project) América Latina, que apresentou como a adaptação às mudanças climáticas é extremamente estratégico para o futuro; e também de Maurício Bähr, CEO da Engie Brasil Energia, que compartilhou as oportunidades de transição energética no país.

De acordo com Aline Queiroz, Diretora de Compras Indiretas L’Oréal Brasil, sediar e conduzir o Spread the Green Vibes significa o quanto a Companhia leva a sério sua responsabilidade com o protagonismo social, as mudanças climáticas e a transformação da cadeia de valor. "Somos o terceiro país a promover este evento de grande impacto, que já ocorreu na China e nos Estados Unidos. A expectativa é que a partir dele possamos ter o comprometimento dos fornecedores com os nossos compromissos de Sustentabilidade no que diz respeito a diminuição de pegada de carbono, cadeia de fornecimento sustentável e impacto social positivo", explicou. Anderson Alamino, Diretor de Compras Diretas L'Oréal Brasil, completou reforçando a importância das companhias estarem atentas ao tema. "Nosso impacto é social a partir da gestão da biodiversidade brasileira e das comunidades que fazem a produção dos insumos das nossas matérias-primas", disse.

Confira algumas ações de sustentabilidade da L’Oréal apresentadas para os parceiros

Desde 2013, quando foi lançado o Sharing Beauty With All, foram desenvolvidas ações que reforçam a sustentabilidade como coração da estratégia da L’Oréal: junto com a Episkin Brasil desenvolvemos o modelo de pele humana reconstruída como método alternativo para testes em animais. Também foi iniciado o fornecimento de energia 100% renovável em parceria com a Engie para todas as unidades; e junto com a Casa do Menor e a Redes da Maré, a empresa possibilitou o empoderamento de pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio da abertura de escolas profissionalizantes de beleza em comunidades do Rio de Janeiro.

Para Maya Colombani, Diretora de Sustentabilidade L’Oréal Brasil, o momento de nos posicionarmos como agente ativo em prol da sustentabilidade é agora. "Somos a última geração que pode fazer a diferença para o planeta. Como líderes, nós temos o imperativo moral de sermos sustentáveis e responsáveis através de nosso negócio. Nós da L'Oréal já estamos agindo: somos a única empresa no mundo certificada com nota 'triplo A' por 4 anos seguidos pela CDP, e, há 3 anos seguidos, somos uma das empresas mais sustentáveis do país pelo Guia Exame. Ainda assim, precisamos ir além, e nada disso se faz sozinho. Temos que transformar nossos fornecedores para juntos criarmos soluções que gerem impacto positivo para a sociedade”, ressaltou.