Você sabe fazer um currículo online? 8 dicas para montar um perfeito

O currículo online pode ser a sua melhor chance para a porta de entrada no mundo profissional. É um documento que contém um resumo da vida pessoal, profissional e educacional e, quando bem elaborado, é um diferencial na hora de conquistar uma vaga de emprego. Com a internet e as redes sociais, é cada vez mais comum as empresas valorizarem o currículo online, que acaba se tornando um cartão de visita para conectar recrutadores e empresas a candidatos. Listamos abaixo 8 dicas para ajudar a montar um currículo online perfeito e a conquistar uma vaga. Confira!

Dica 1 - Crie uma estética visual agradável para o seu currículo online

O primeiro passo para um currículo online de sucesso consiste em uma aparência visual agradável. Vários itens podem contribuir para passar uma boa impressão, como as cores usadas, a fonte, o tamanho do documento, entre outros. É fundamental que o currículo seja bem estruturado, de fácil leitura e padronizado. Para isso, alinhe o documento e busque fontes como Times New Roman ou Arial. O uso de linhas e símbolos também podem ajudar a separar e priorizar informações. Procure usar escritos em preto e adicionar sutilmente cores para destacar informações. Mantenha sempre a coerência na formatação.

Dica 2 - Não use fotos e evite recursos gráficos

A menos que seja exigido pela empresa, evite o uso de fotos. Se for necessário, não use selfies, imagens em trajes de banho ou em viagens e festas. Procure um fundo neutro com uma boa iluminação e tente parecer natural. Além disso, evite o uso de muitos recursos gráficos no currículo online, como bordas, elementos florais, sombras, excesso de cores e fontes muito diferentes. A simplicidade é sempre o melhor caminho.

Dica 3 - Hierarquize as informações

Organizar as informações de modo hierárquico e direto ajuda a criar uma leitura dinâmica e rápida e leva o recrutador para os principais pontos do documento. O ideal é começar com os dados pessoais, objetivos profissionais, qualificações, experiência profissional, formação acadêmica, idiomas, cursos extras e informações complementares. Escolha os fatos mais positivos e relevantes de seu histórico e deixe-os em destaque em cada parte do currículo online da melhor maneira possível.

Dica 4 - Seja sucinto e direto

Conte sobre seus trabalhos anteriores e diferenciais, mas cuidado para não colocar dados demais. É importante mostrar uma diversidade de trabalhos e experiências, mas não é preciso detalhar cada tarefa. O ideal é usar palavras-chave relacionadas ao histórico profissional, passando a mensagem de forma direta e clara, sem se expor mais do que o necessário. Evite palavras rebuscadas e aposte nos termos mais simples. 

Dica 5 - Atenção à Língua Portuguesa

Erros de digitação, de gramática e o uso exagerado de termos para impressionar podem prejudicar na hora de uma seleção, diminuindo as chances de contratação.Verifique sempre a acentuação gráfica e a disposição dos elementos e evite gírias e palavras estrangeiras ou ambíguas.

Dica 6 - Mantenha sempre as informações do seu currículo online atualizadas

É fundamental manter sempre atualizadas as informações do seu currículo online. Isso inclui endereço, telefones de contato, e-mail, formações acadêmicas e qualificações. Assim, o recrutador poderá ter mais interesse no perfil e conseguirá entrar em contato mais facilmente. Além disso, invista sempre em cursos e formações que possam somar no seu histórico.

Dica 7 - Seja impessoal e sincero

Um currículo online profissional indica impessoalidade e seriedade. Por isso, evite escrever em primeira pessoa e nunca use informações falsas. Seja o mais sincero possível ao falar sobre si. O documento deve ser visto como um marketing pessoal que servirá para mostrar a compatibilidade entre o candidato e a empresa.

Dica 8 - Use as redes sociais para se conectar com recrutadores

O método mais tradicional para elaborar um currículo online é abrir o computador, digitar seus dados pessoais, salvar em PDF e enviar para a empresa desejada. Mas as redes sociais também podem ser grandes aliadas na hora de se apresentar. O Linkedin, por exemplo, é uma plataforma destinada a recrutamento e seleção. Atualmente uma das maiores redes de contato entre profissionais de todo o mundo, o Linkedin é uma forma de se apresentar a novos recrutadores e de aumentar as chances de ser chamado para uma entrevista.

Segundo Marcella Pate, Coordenadora de Recrutamento na L’Oréal Brasil, as chances são ainda maiores se você expandir a rede de contatos, não só se conectando com profissionais mas também com empresas e comunidades de interesse.  No perfil do Grupo L’Oréal no Linkedin, dá para ver as vagas em aberto na Companhia e ainda ficar informado sobre tudo o que acontece na L’Oréal Brasil e nas outras sedes. 

Siga a L’Oréal Brasil no LinkedIn > https://www.linkedin.com/company/lor%C3%A9al