Reconstruir a autoconfiança para recuperar os laços sociais

Para ajudar pessoas em situações vulneráveis a recuperarem a autoestima e a dignidade, a Fundação L’Oréal promove um workshop sócio-estético para pacientes doentes de câncer, adolescentes com problemas psicológicos e pessoas carentes.

Fighting cancer... with beauty care
Fighting cancer... with beauty care


Graças à Fundação L’Oréal, cerca de 10.000 pessoas se beneficiaram do programa sócio-estético na França nos últimos cinco anos.

Combater o câncer cuidando da beleza


Fighting cancer... with beauty care

Para mulheres que sofrem de câncer, o tratamento muitas vezes tem efeitos colaterais com os quais é difícil conviver. A perda dos cabelos e das sobrancelhas, o ressecamento da pele... isto faz com que haja uma perda de identidade por parte de mulheres que concordaram com o tratamento que, por mais útil e necessário que seja, acaba tendo um preço doloroso. Considerando estes efeitos colaterais, o cuidado sócio-estético tem um papel de apoio terapêutico que é reconhecido tanto pelas pacientes quanto pela equipe médica.

É por este motivo que a Fundação L’Oréal e as marcas do Grupo L’Oréal trabalham em parceria com a associação "Belle et Bien", que organiza workshops de beleza e maquiagem em um ambiente hospitalar para estas pacientes. Desde 2011, a Fundação também trabalha com centros conhecidos de tratamento de câncer como o Instituto Gustave Roussy ou o Hospital de Diaconisas em Paris, onde serviços de esteticistas sociais certificados pela CODES são financiados. Esta foi a primeira escola a emitir um diploma reconhecido na área de estética social.

Aceitar a própria imagem: adolescência e estética social


Accepting appearances: Adolescence and socio-aesthetics

Um adolescente com uma imagem negativa de seu corpo pode às vezes desenvolver ou apresentar problemas psiquiátricos graves, como um distúrbio alimentar. Para ajudar a mudar a vida destes jovens, além do tratamento médico, os adolescentes recebem uma atenção individual e participam de workshops dados por esteticistas sociais certificados pela CODES*. Os terapeutas desenvolvem a consciência corporal dos adolescentes e melhoram sua imagem corporal, ajudando a melhorar sua autoestima, o tratamento e o processo de cura. Para apoiar este trabalho, a Fundação L’Oréal juntou forças com os principais departamentos de psiquiatria para adolescentes da França no Instituto Mutualiste Montsouris, Pitié Salpêtrière e da Maison de Solenn.

Em 2012, mais de 300 jovens se beneficiaram destes serviços.

A Fundação L’Oréal lançou um estudo qualitativo sobre o impacto das sessões de estética social em pacientes anoréxicos no Instituto Mutualiste Montsouris, ao observar os resultados de workshops de terapia de arte. O estudo pretende estabelecer um elo entre a terapia sócio-estética e os workshops de terapia de arte com o objetivo de usar obras de arte feitas pelos pacientes como uma ferramenta para analisar o impacto da terapia sócio-estética. Os resultados serão apresentados em 2014.

*Curso de estética com uma opção humanitária e social.

Deixando a pobreza para trás para recuperar a confiança


Overcoming instability through newfound confidence

Uma boa higiene diminui o risco de infecção – um problema que é particularmente comum entre as pessoas que passam por dificuldades. É por este motivo que a Fundação oferece produtos de higiene e beleza a beneficiários do Samusocial de Paris, uma organização que fornece assistência e tratamento médico ambulatorial a pessoas sem teto, e da Emmaüs, que oferece às pessoas sem teto um lar e um emprego. A Fundação também ajuda organizações como a Agence du Don en Nature, cuja unidade de “Mães Solteiras” distribui produtos de higiene e oferece sessões de terapia sócio-estética para ajudar mães que vivem em condições difíceis.

Em 2012, a Fundação continuou a apoiar a Restos du Coeur, uma instituição beneficente que distribui kits de higiene e refeições quentes aos necessitados, doando mais de 200.000 produtos, incluindo creme dental, sabonete, shampoo e espuma de barbear, distribuídos gratuitamente durante a campanha de inverno da organização.

Estética social, uma forma reconhecida de apoio


Socio-aesthetics, recognized care

Junto com a nutrição, a readaptação funcional, a orientação social e as páginas de Boas Vindas e Informações, a estética social faz parte de seu programa de cuidados, oferecendo ajuda a pessoas doentes a caminho da recuperação. Para desenvolver seus programas de mentoria e demonstrar o impacto do programa de estética social nos pacientes, a Fundação L’Oréal financia estudos em parceria com instituições de prestígio como o Instituto Gustave Roussy, o Samusocial de Paris ou o IMM.

Assim, nos últimos 10 anos, uma equipe do Instituto Gustave Roussy tem estudado as condições para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Dentro deste contexto, o hospital lançou um estudo sobre os benefícios do cuidado estético como parte de um tratamento de cura. A primeira fase qualitativa do estudo revelou um índice muito alto de satisfação entre os pacientes e a equipe médica. O tratamento, frequentemente associado com mudanças físicas graves, é humanizada pelo cuidado estético, que alivia, acalma e recupera uma autoimagem positiva. Uma segunda fase quantitativa, realizada com 400 pacientes, deve apresentar resultados em 2014.