O programa internacional "Para Mulheres na Ciência"

The For Women in Science Program
The For Women in Science Program


Estamos convencidos de que a ciência e as mulheres trazem esperança e incentivam a descoberta, a inovação e a excelência. Todos os melhores talentos devem ser convocados para cumprir esta missão. A L’Oréal acredita nas mulheres, a L’Oréal acredita na ciência.
Jean-Paul Agon, Presidente e CEO da L’Oréal e Presidente da Fundação L’Oréal.

Em parceria com a UNESCO, o programa Para Mulheres na Ciência* oferece apoio a pesquisadoras de todos os continentes, em diferentes pontos de suas carreiras. Isto pode acontecer nos estágios iniciais da vocação de uma jovem pesquisadora ou mesmo ser a celebração de uma carreira inteira comprometida com o avanço da ciência.

Apresentar cientistas excepcionais a um público mais amplo

Um dos objetivos principais do programa é identificar e dar apoio a mulheres notáveis na ciência no mundo inteiro, que estejam trabalhando nas ciências físicas ou da vida. A cada ano, cinco Prêmios L’Oréal-UNESCO são concedidos a estas mulheres excepcionais.

Ao dar a estas pesquisadoras uma maior visibilidade, os prêmios abrem caminho para novas gerações, incentivando jovens mulheres a seguirem o mesmo exemplo. Desde o lançamento do programa, 77 mulheres receberam a distinção do Prêmio L’Oréal-UNESCO, duas das quais receberam depois o Prêmio Nobel.

Ajudar jovens pesquisadoras


O segundo objetivo do programa Para Mulheres na Ciência é apoiar jovens pesquisadoras em momentos chave de suas carreiras. A cada ano, 15 pesquisadoras em doutorado ou pós-doutorado nas ciências da vida são premiadas com bolsas internacionais que permitem que elas possam ampliar o escopo de suas especialidades em instituições reconhecidas fora de seu país natal. Além disso, uma bolsa especial chamada “Seguindo os passos de Marie Curie” é concedida a uma ex-ganhadora da Bolsa Internacional que demonstrou dedicação e resultados exemplares durante sua carreira.

Adaptar o apoio às realidades locais


Bolsas de estudo nacionais também são concedidas em quase 50 países, além de bolsas regionais nos Estados Árabes e na África Subsaariana, em parceria com filiais do Grupo L’Oréal e com as Comissões Nacionais da UNESCO. Estas bolsas ajudam jovens mulheres a iniciarem suas carreiras científicas.

Na Índia, por exemplo, desde 2003 o programa For Young Women In Science tem ajudado, anualmente, 10 jovens mulheres a financiarem seus estudos em instituições indianas de educação superior.

Uma rede de cientistas dedicadas


Até o fim de 2013, um total de 1.729 mulheres cientistas de mais de 100 países se beneficiaram do programa.

Saiba mais sobre a comunidade Para Mulheres na Ciência, os jurados, as Laureadas e as Bolsistas nas mídias sociais.