A estratégia de responsabilidade corporativa da L’Oréal


Alexandra Palt, Diretora de Responsabilida Social Corporativa & Sustentabilidade
Transcrição do vídeo em texto

Olá. Hoje estamos no Centro de Pesquisa L’Oréal em Aulnay-Sous-Bois (França) para falar sobre desenvolvimento sustentável. Estou com Alexandra Palt, Diretora de Responsabilidade Corporativa e Sustentabilidade do Grupo L’Oréal. Olá, Alexandra.

Alexandra Palt (AP): Olá

Por que você escolheu este local específico para falar sobre desenvolvimento sustentável?

AP: Estamos em um dos centros de pesquisa da L’Oréal, e a pesquisa e inovação estão no centro das nossas realizações, e é onde começa a nossa cadeia de valor. E levamos em conta o desenvolvimento sustentável desde o início do processo, focando na inovação sustentável. Temos 3 prioridades estratégicas nesta área, que são: fornecimento reponsável de matérias-primas vegetais, redução do nosso impacto sobre a água e uso da química verde.

A L’Oréal tem fábricas e também centros de distribuição. Como vocês integram as práticas de desenvolvimento sustentável nas suas instalações de fabricação?

AP: Sim, depois da pesquisa e inovação vem a produção, e fabricamos 90% dos nossos produtos em nossas próprias fábricas. Impusemos a nós mesmos um patamar de exigência muito alto para reduzir o nosso impacto sobre o meio ambiente: Redução de 50% nas emissões de dióxido de carbono em termos de valores absolutos, uma redução de 50% em nosso uso de água, e uma redução de 50% na geração de resíduos por produto acabado. Estamos bem adiantados no caminho para atingir estas metas.

Outra parte muito importante do negócio da L’Oréal é o marketing. Como vocês integram a responsabilidade social e ambiental nas suas atividades de marketing?

AP: Em se tratando de marketing, todas as nossas atividades de responsabilidade social e ambiental são agrupadas no que chamamos de Consumo Responsável. Então, é claro, isto começa com o fato de oferecer aos consumidores produtos ecológicos que tenham menos impacto sobre o meio ambiente, e através de estratégias responsáveis de marketing e comunicações que criam relacionamentos baseados na confiança. Isto faz com que os clientes se conscientizem da importância do desenvolvimento sustentável e saibam como podem contribuir para este objetivo.

A L’Oréal é uma empresa muito grande, como dezenas de milhares de pessoas. Como os colaboradores vivenciam as políticas de desenvolvimento sustentável da empresa?

AP: Os valores humanos estão no centro do nosso negócio e, portanto, objetivamos um crescimento que seja compartilhado e responsável. Compartilhamos este crescimento com os nossos colaboradores através de políticas de recursos humanos, com os nossos fornecedores, porque fazemos uma parceria com eles para as nossas iniciativas de desenvolvimento sustentável e, também com as comunidades dos locais onde operamos. Tentamos ajudar todas as nossas partes interessadas a se beneficiar das nossas realizações e dos nossos sucessos.

A L’Oréal é conhecida por suas iniciativas de desenvolvimento sustentável. Quais desafios ainda precisam ser superados?

AP: Há muitos desafios ainda, pois o desenvolvimento sustentável é um processo contínuo que está no centro da nossa empresa. Um desafio fundamental é tornar o desenvolvimento sustentável um objetivo que seja compartilhado por toda a sociedade e todas as nossas partes interessadas. É muito importante entender que o desenvolvimento sustentável não deveria ser deixado nas mãos de apenas um pequeno número de especialistas que trabalham sozinhos para encontrar algumas poucas soluções e inovações técnicas. Gostaríamos de ajudar as pessoas a entender que o desenvolvimento sustentável pode se tornar uma parte do nosso estilo de vida enquanto sociedade, do estilo de vida de todo mundo, e que isto pode ser atraente, desejável e até mesmo glamuroso e, ao mesmo tempo, ter um impacto positivo em nossas comunidades e em nosso planeta.

Obrigada, Alexandra Palt

AP: Obrigada.