Entrevista com Jean-Paul Agon, Presidente e CEO da L'Oréal

JPA Sharing beauty with all
JPA Sharing beauty with all
Juntos podemos tornar a beleza sustentável. Juntos podemos tornar a sustentabilidade bonita.

A L’Oréal acabou de lançar novos compromissos através do Programa Sharing Beauty With All. O que isso significa?

Jean-Paul Agon: O nome do programa já reflete tanto o que nos tem guiado por mais de um século e quanto a nossa abordagem para os próximos anos. A L'Oréal sempre foi uma empresa dedicada a um único negócio: a beleza. Um negócio com profundo significado, pois ajuda cada pessoa se sentir melhor consigo mesma e com os outros. É a nossa consciência dessa utilidade social e a maneira pela qual concebemos o nosso negócio que queríamos expressar e ampliar em um ambicioso programa global e ambicioso de responsabilidade social e ambiental. O Sharing Beauty With All é, portanto, totalmente coerente com o que somos, com os nossos princípios e compromissos éticos – nós apoiamos e implementamos os princípios do Pacto Global das Nações Unidas, um compromisso renovado em 2013 -, e também com a convicção de que compartilhamos com muitas outras: a capacidade das empresas servirem para o interesse público é o que vai fazer toda a diferença nos próximos anos.

Por que selar estes novos compromissos agora?

J.P.A.: Eles fazem parte de um processo de transformação iniciado na L'Oréal há vários anos. Nós primeiro redefinimos a nossa missão: beleza para todos. Para cumprir essa missão, escolhemos uma nova estratégia que chamamos de “universalização”, que é a globalização com respeito as diferenças. Para implementar esta estratégia, definimos uma meta ambiciosa: atrair e ganhar a lealdade de um bilhão de novos consumidores. No entanto, mais consumidores e um crescimento maior também significam mais responsabilidade. Por isso, queremos reduzir o impacto da nossa atividade no planeta, ao mesmo tempo em que aumentamos o impacto sócio-econômico positivo sobre a vida das comunidades que nos cercam. Com os compromissos de hoje, continuamos nossa transição para um novo modelo de desenvolvimento cada vez mais responsável. Além disso, estamos claramente colocando nossos desafios não financeiros no mesmo nível que os nossos objetivos financeiros, expressando assim nossa visão do desempenho global de nossa empresa.

É chegado o momento de dar um salto à frente e elevar as expectativas de sustentabilidade em todo o Grupo L’Oréal e em toda a nossa cadeia de valores.

Por que você descreve esses compromissos como ambiciosos?

J.P.A.: Em primeiro lugar, porque abordam toda a nossa cadeia de valores. O programa Sharing Beauty With All diz respeito à nossa maneira de inovar, produzir e viver de forma sustentável. Nós também queremos fazer o que for preciso para que todos os nossos parceiros compartilhem do nosso sucesso: nossos colaboradores, é claro, mas também os nossos fornecedores - que estamos envolvendo totalmente nesta nova abordagem - e as comunidades que nos cercam. Em segundo lugar, porque estes compromissos nos levarão a repensar completamente a forma como desenvolvemos, fabricamos e anunciamos os nossos produtos. Por exemplo, nós fizemos o compromisso de que, até 2020, 100% dos nossos produtos terão um benefício ambiental ou social, ou seja, um maior impacto demonstrável sobre o desempenho de hoje, que se pode quantificar, mensurar e verificar. Esta é uma grande mudança para as nossas marcas, um paradigma inteiramente novo. Nosso objetivo é incentivar o consumo mais responsável, não só pela redução do impacto dos nossos produtos, mas também pelo envolvimento dos consumidores neste movimento. Nós acreditamos que é nossa responsabilidade fazer com que o desenvolvimento sustentável seja desejável.

Quais foram os avanços do Grupo em termos de desenvolvimento sustentável em 2013?

J.P.A.: Nós continuamos a aplicar nossa estratégia de reduzir o impacto ambiental, tanto para produzir e inovar de forma sustentável. Também reforçamos nossas iniciativas e experiências de consumo e comunicação responsáveis. Um grande destaque do ano foi o diálogo contímuo com nossos stakeholders, o que, sem dúvida, determinou e enriqueceu o Sharing Beauty With All. Nos últimos dois anos, temos refletido junto aos nossos stakeholders externos sobre a melhor forma de exercer nossas responsabilidades. Mantivemos fóruns de stakeholders no mundo todo com ONGs, associações, especialistas e representantes do governo para estabelecermos um diálogo frutífero. Isso nos ajudou a ter uma compreensão mais clara das expectativas e necessidades que essas entidades têm com uma empresa como a nossa e essas necessidades em nossa estratégia. Além disso, a L'Oréal está empenhada em garantir que, até 2020, 100% das suas matérias-primas renováveis sejam provenientes de fontes sustentáveis. Esta é uma reafirmação da nossa ambição de alcançar o "desmatamento zero". Este será o resultado final dos planos de ação que sustentamos desde 2007, para obtenção sustentável de óleo de soja, óleo de palma e de produtos à base de fibra de madeira, para ter certeza de que nenhum dos nossos produtos contribuem para o desmatamento. Por fim, 2013 foi o ano em que lançamos um programa que me interessa profundamente e que é o reflexo perfeito da cultura e dos valores da L'Oréal, que sempre foi profundamente comprometida com um projeto humanista e socialmente responsável. Chamado de Share & Care, este programa mundial irá dar-lhes o acesso, onde quer que vivam no mundo, a um nível de cuidados de saúde e cobertura de proteção social que nos colocará entre os líderes em todos os países em que operamos. Queremos, por exemplo, que toda colaboradora mulher tenha a possibilidade de gozar de 14 semanas de licença maternidade. Este é um projeto muito original, que vai levar avanços sociais importantes em alguns países. Eu vejo isso como um verdadeiro laboratório de inovação social a nível mundial. Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas estamos determinados a avançar através dos compromissos que fizemos para 2020. Esse é um grande desafio, que significa uma mudança cultural profunda para o Grupo e a forma como ele interage com a sociedade. Mais uma etapa emocionante na grande aventura da L'Oréal.