Nosso compromisso de sustentabilidade para 2020, por Alexandra Palt.

Entrevista com Alexandra Palt, Diretora de Responsabilidade Corporativa & Sustentabilidade da L’Oréal, sobre nossos compromissos de sustentabilidade para 2020.


Entrevista com Alexandra Palt, Diretora de Responsabilidade Corporativa & Sustentabilidade
Transcrição do vídeo em texto

POR QUE SELAR COMPROMISSOS PARA 2020 NA ÁREA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL?

- A L'Oréal possui um longo histórico de ações de desenvolvimento sustentável e de compromissos para melhorias sociais. Agora, queremos dar um passo além. Um passo além por muitos motivos, porque isto faz parte do papel de uma empresa hoje e estamos convencidos de que podemos ter um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente e também porque temos grandes objetivos de negócios que vêm junto com muitas responsabilidades. E porque achamos que este é realmente o futuro de como deveríamos conduzir os negócios. Portanto, decidimos assumir compromissos para 2020 que se chamam "Sharing Beauty With All" (Compartilhar a Beleza com Todos) e que permitirão que realmente transformemos o nosso negócio para levar ainda mais em conta as preocupações ambientais e sociais.

POR QUE O CONSUMO SUSTENTÁVEL ESTÁ NO CENTRO DOS COMPROMISSO S DA L’ORÉAL?

- Os compromissos do programa "Sharing Beauty With All" da L'Oréal estão refletindo toda a nossa cadeia de valores. Portanto, temos compromissos com relação à inovação sustentável, que está no início da concepção dos nossos produtos, já na pesquisa e inovação, continuaremos a inovar de forma sustentável, produziremos de forma sustentável – através do nosso compromisso de reduzir nossa pegada ambiental em 60% até 2020 - e estamos fortemente levando este compromisso um passo além em termos de desenvolvimento, que é a parte de concepção sustentável, o “viver de forma sustentável”: como podemos incentivar os nossos consumidores a fazer escolhas sustentáveis de estilo de vida. Faremos isto ao disponibilizar produtos muito sustentáveis. O cenário ainda é tão desejável e inspirador quanto os produtos de beleza devem ser para o consumidor.

O QUE VOCÊS JÁ CONSEGUIRAM COM RESPEITO A ISSO?

- Na L'Oréal, temos diferentes exemplos. Garnier já vem tentando há muito tempo conscientizar os consumidores a terem comportamentos de reciclagem. Temos uma outra marca, a Biotherm, que está levando em conta a sua pegada de água e tentando conscientizar os consumidores sobre pegada de água, e também revendo as suas próprias fórmulas para ter uma pegada de água mais positiva.

COMO VOCÊS CONSTRUÍRAM ESSES COMPROMISSOS E COMO DIVULGARÃO O PROGRESSO ALCANÇADO?

- Os consumidores e stakeholders podem esperar da L'Oréal que sejamos responsáveis por nossos compromissos, que são todos compromissos com números concretos e com indicadores de performance, e teremos um painel de especialistas independentes que avaliará e verificará o nosso progresso frente a estes KPIs. Este painel será presidido por José María Figueres, ex-presidente da Costa Rica e um especialista muito renomado em desenvolvimento sustentável, além de outros especialistas internacionais em questões sociais e ambientais que também fazem parte deste painel.